You are currently viewing Principais mitos e verdade sobre a gordura abdominal

Principais mitos e verdade sobre a gordura abdominal

A gordura abdominal é uma das mais resistentes que temos no organismo. Inclusive, é muito comum vermos pessoas que, mesmo treinando e comendo de forma regrada, apresentam a famosa e incômoda “pochete”. 

E para você entender melhor o que é e como se livrar dela, neste artigo irei contar alguns mitos e verdades sobre a gordura abdominal. 

O que é a gordura abdominal?

A gordura resistente que se acumula na região do abdômen é chamada de visceral e ela pode ser bastante perigosa. Visto que ela pode se acumular entre os nossos órgãos internos e está relacionada aos riscos de desenvolvermos doenças cardíacas. 

Por isso existe uma preocupação que vai muito além da estética em se livrar desse acúmulo de gordura. Para você entender melhor, abaixo eu listo alguns dos maiores mitos e verdades sobre isso!

Você pode gostar também::: Alimentos que ajudam a eliminar a gordura abdominal

Para eliminar a gordura abdominal precisamos apostar em abdominais 

Podemos considerar essa uma meia verdade. 

Na verdade, nós não temos como dizer ao nosso corpo em qual lugar queremos eliminar a gordura. No processo de queima calórica perdemos gordura de forma geral e não localizada. Por isso, embora os exercícios de abdominal ajudem sim no gasto calórico, essa energia gasta, poderá não vir da região do abdômen.

Existem alimentos aliados à perda de gordura  

Verdade, mas também é um caso bastante parecido com o do ítem acima. 

Embora os alimentos não funcionem literalmente queimando células adiposas, alguns deles ajudam o nosso organismo a diminuir o acúmulo de gordura. Ainda, alguns grupos de alimentos também ajudam a manter nossa saciedade, o que ajuda a evitar sair da dieta. 

Você pode gostar também::: O papel do exame de bioimpedância no emagrecimento

Posso perder gordura abdominal apenas com déficit calórico 

Mito. Na verdade, você pode perder peso apostando apenas no déficit calórico, porém, a sua composição corporal irá se manter a mesma, visto que você não investiu no desenvolvimento de massa muscular. A calorimetria indireta, aparelho que temos aqui na ClínicaWA para avaliação do metabolismo, é o aparelho mais indicado para montarmos uma dieta com extrema precisão, e tal acurácia dietética consegue estimular, e muito, a redução de gordura abdominal, haja vista nossos Antes e Depois onde mostramos que somos capazes de exterminar a barriga dos nossos pacientes. 

Gordura abdominal aumenta a resistência à insulina 

Verdade. A gordura abdominal é um dos fatores mais fortes para desenvolvermos resistência insulínica. Isso se deve ao fato de esse excesso de gordura fazer com que o nosso corpo desencadeie diversos processo inflamatórios que nos levam à resistência insulínica, aumento de chances de infarto, avc e até mesmo câncer. 

Você pode gostar também::: Como a obesidade desregula os nossos hormônios?

Se livrar da gordura abdominal é impossível para mim 

Mito! Todos nós temos dentro de nós mesmos o poder para mudar esse jogo.

Na minha clínica recebo diariamente pessoas que já acreditaram que para elas seria impossível se livrar do incômodo que é gordura abdominal é. Porém, elas conseguiram vencer esse obstáculo. 

Tudo isso devido ao fato de termos um time de especialistas em emagrecimento, manutenção do peso e cuidados integrais com a saúde. E se você quiser conquistar o corpo, a saúde e a disposição que sempre sonhou, o link para agendar sua consulta está logo abaixo!

clinica-wa-agendar-1