You are currently viewing Existe relação entre intestino e perda de peso?
Existe relação entre intestino e perda de peso?

O nosso intestino é o lar de milhares de microorganismos fundamentais para o bom funcionamento da nossa saúde e melhora do metabolismo e auxilio na perda de peso. 

E tudo começa com a qualidade dos alimentos que ingerimos. Por exemplo, o consumo de alimentos ricos em gorduras ruins fica muito mais tempo sendo digerido, além de não oferecer nutrientes.

Em contrapartida, alimentos ricos em nutrientes fortalecem a microbiota melhorando nossos processo metabólicos e até mesmo hormonais e por consequência, ajudando na perda de peso. 

clinica-wa-agendar

Como o intestino afeta a perda de peso?

Em um quadro ideal, nós fornecemos vitaminas, nutrientes e minerais para melhorar a digestão e nutrir nosso corpo. Porém, pessoas acima do peso ou com uma microbiota pobre podem desenvolver a disbiose intestinal

A disbiose intestinal é o resultado de um desequilíbrio entre as bactérias boas e as ruins e pode diminuir a quantidade de enzimas digestivas. Dessa forma, o intestino pode se tornar mais permeável, facilitando que as toxinas presentes “vazem” para a corrente sanguínea. 

Essas toxinas causam inflamações no organismo e atrapalham nos processos metabólicos, dificultando a perda de peso. 

Outro ponto importante, é a constipação. 

Um intestino saudável significa que você, em média, consegue ir ao banheiro pelo menos uma vez ao dia e sem sentir dores ao evacuar. Logo, a dificuldade em ir ao banheiro também pode ser um sinal de alerta de que sua saúde intestinal não anda bem. 

Você pode gostar também::: Como a obesidade desrregula os nossos hormônios?

Como manter o intestino saudável?

O primeiro passo é ter uma alimentação que favoreça o fortalecimento da microbiota. E um grande conhecido daqueles que procuram a saúde intestinal são os probióticos. Você os encontra em kombuchas, iogurtes naturais, coalhadas e leite fermentado. Mas é importante ficar atento aos rótulos: muitos probióticos recebem a adição de açúcares para potencializar seu sabor.

Outros grupos de alimentos como as fibras, gorduras boas e níveis adequados de hidratação são fundamentais para o bom funcionamento intestinal. 

O intestino é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, é nele que acontece a absorção dos nutrientes e vitaminas que serão distribuídos para todo o corpo. Por isso, o seu mau funcionamento afeta a saúde de todo o nosso corpo, atrapalhando o emagrecimento e até mesmo propiciando o acúmulo de gordura. 

Saiba também dos termogênicos naturais para emagrecer

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre saúde do intestino, alimentação saudável e exercícios físicos, nos siga nas redes sociais também! Nossa equipe compartilha diariamente novos conteúdos relevantes por lá também. 

Nossa página no Facebook | Nosso Instagram

Confira também: Como manter o intestino saudável