You are currently viewing Como manter o peso e fugir do efeito sanfona?
Como manter o peso e fugir do efeito sanfona?

O efeito sanfona é uma consequência muito comum após um processo de emagrecimento, geralmente feito sem o devido acompanhamento. 

E um dos maiores causadores disso é a compulsão alimentar, a qual é provocada por longos períodos em restrição alimentar. Inclusive, a compulsão alimentar é um dos principais motivos pelos quais dietas altamente restritivas são desaconselhadas.

Mas nem todos que passam pelo emagrecimento irão recuperar o peso. E essas são as pessoas que emagrecem através de estratégias seguras e apropriadas para o seu biotipo e necessidades individuais. 

As estratégias de manutenção de peso contra o efeito sanfona

Digamos que você acabou de perder um bom volume de peso: investiu em um déficit calórico, praticou algum tipo de exercício físico e conseguiu ver o resultado na balança. 

E agora, como fazer para manter os números?

Independentemente da forma como você conseguiu atingir esse peso, agora é hora de pensar no seu estilo de vida. E a melhor maneira de fazer isso é através de mudanças sustentáveis. Ou seja, agora é a hora de dizer adeus às dietas restritivas e buscar um equilíbrio entre aquilo que você gosta de comer e o que você precisa. 

E falando sobre mudanças de estilo de vida, seguir firme na rotina de exercícios também é fundamental para manter a sua taxa metabólica basal em pleno funcionamento. 

O que deve ser levado em conta para uma boa estratégia?

Uma mudança de hábitos sustentáveis é aquela que leva em conta os diversos aspectos que compõem sua rotina. 

Você pode gostar também::: A importância da individualidade na hora de montar um treino ou dieta

Por exemplo, se você se manteve em uma dieta rígida em déficit calórico, agora é a hora de incluir mais alimentos no seu plano. Mas atenção: o segredo está em não exagerar nas porções e nem na frequência com que você come guloseimas ou outras coisas que gosta. 

Além disso, muitas pessoas têm uma rotina de treinos focada no emagrecimento, logo, sugerimos que você também começar a variar seus treinos. Isso evita que sua rotina se torne cansativa e desgastante, ou que você pare de ver resultados. 

Em linhas gerais, eu sempre digo que o efeito sanfona só acontece quando não há um emagrecimento efetivo, apenas uma perda de peso momentânea. E se você leu este artigo até aqui, já sabe o porquê: o emagrecimento real busca mudar nossa mentalidade e reeducar a forma como nos relacionamos com a comida. Assim, o peso que você tem e sua estrutura corporal são reflexos de um organismo saudável!

E se você busca entender melhor como evitar o efeito sanfona, recomendamos a leitura do nosso e-book gratuito que está disponível abaixo!

capa-Adeus-ao-efeito-sanfona---ebook
Para fazer o download basta clicar na imagem!