Pré-diabetes significa que seus níveis de glicose no sangue (também chamados de açúcar no sangue) estão acima do normal.
Quando seus níveis de glicose no sangue atingem um certo nível, você tem diabetes. Esta é uma doença que ocorre quando seu corpo não produz ou usa o hormônio insulina adequadamente.
Isso faz com que muita glicose se acumule no sangue. Muita glicose no sangue pode ser prejudicial ao seu corpo ao longo do tempo.
No artigo que preparamos abaixo, explicamos o que é a pré-diabetes, e o que fazer para evitá-la. Siga a leitura e confira!
O que é pré-diabetes?
O pré-diabetes é uma condição de saúde grave em que os níveis de açúcar no sangue são mais altos que o normal, mas ainda não altos o suficiente para serem diagnosticados como diabetes tipo 2.
Aproximadamente 40 milhões de adultos brasileiros – mais de 1 em cada 5 – têm pré-diabetes. Daqueles com a condição,, mais de 80% não sabem que têm.
Além disso, o pré-diabetes aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 , doenças cardíacas e derrame.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que a doença atinja 13 milhões de brasileiros. Mais da metade deles desconhece ser portador da enfermidade.
O que causa o pré-diabetes?
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que atua como uma chave para permitir que o açúcar no sangue entre nas células para uso como energia.
Mas se você tem pré-diabetes, as células do seu corpo não respondem normalmente à insulina. Seu pâncreas produz mais insulina para tentar fazer com que as células respondam.
Eventualmente, seu pâncreas não consegue acompanhar e seu açúcar no sangue aumenta, preparando o terreno para pré-diabetes – e diabetes tipo 2 no futuro.
Leia também::: Como o peso interfere na resistência à insulina?
Sinais e sintomas
Você pode ter pré-diabetes por anos, mas não tem sintomas claros, por isso muitas vezes não é detectado até que problemas de saúde graves, como diabetes tipo 2, apareçam.
É importante conversar com seu médico sobre o teste de glicose no sangue se você tiver algum dos fatores de risco para pré-diabetes, que incluem:
- Estar acima do peso
- Ter 45 anos ou mais
- Ter um pai, irmão ou irmã com diabetes tipo 2
- Ser fisicamente ativo menos de 3 vezes por semana
- Já teve diabetes gestacional (diabetes durante a gravidez) ou deu à luz um bebê que pesava mais de 9 quilos
- Ter síndrome dos ovários policísticos
Como prevenir a condição?
Se você tem pré-diabetes, perder uma pequena quantidade de peso se estiver acima do peso e praticar atividade física regular pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Uma pequena perda de peso significa cerca de 5% a 7% do seu peso corporal. Ou seja, atividade física regular significa fazer pelo menos 150 minutos por semana de caminhada rápida ou atividade similar. Isso é apenas 30 minutos por dia, cinco dias por semana.
Igualmente, outros fatores, incluindo altos níveis de estresse e tabagismo, também podem contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Por exemplo, fazer mudanças em sua dieta e estilo de vida é uma das maneiras mais eficazes de manter um peso moderado e prevenir esta condição.
Além disso, coma mais alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais sem amido, nozes, sementes, grãos integrais e legumes.
Ademais, limite a ingestão de doces e bebidas açucaradas, incluindo refrigerante, chá doce e bebidas esportivas. Em suma, gerencie seus níveis de estresse com meditação, ioga , respiração profunda e outras técnicas de redução de estresse.
Leia também::: O que é e como funciona o metabolismo?
Cuide da sua saúde
Se não for tratado, o pré-diabetes pode causar vários problemas de saúde, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame.
Mas felizmente, é reversível e pode ser tratado fazendo mudanças em sua dieta e estilo de vida. Em síntese, além de seguir uma dieta equilibrada e promotora da saúde, praticar atividade física regular e tomar os medicamentos prescritos pelo seu médico pode ajudar a prevenir a progressão do pré-diabetes.
Aqui na Clínica W.A. temos uma equipe altamente qualificada que pode detectar de forma bastante precoce o pré-diabetes e elaborar uma estratégia de mudança do estilo de vida para que a condição não evolua para uma diabetes tipo 2.
Para saber mais, clique no botão abaixo e agende uma consulta de avaliação.
Confira também: Centro de emagrecimento