Você certamente já ouvir falar em calorias, não é mesmo? Mas sabe explicar exatamente o que elas são, e quantas delas precisa por dia?
As calorias estão listadas na informação nutricional em todas as embalagens de alimentos. Além disso, muitos programas de perda de peso centram-se na redução da ingestão de calorias.
Por isso, saber exatamente o que são calorias, e qual seu papel no organismo, é fundamental para um processo de emagrecimento saudável. Para saber mais, siga a leitura do artigo abaixo!
O que são calorias?
As calorias, na verdade, são uma unidade de medida, e indicam a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de um grama de água em um grau Celsius.
Na nutrição, as calorias são usadas para quantificar a energia que um alimento oferece para o organismo e a quantidade de energia que o individuo necessita diariamente.
As calorias que ingerimos fornecem ao nosso corpo a energia necessária para viver e manter-se saudável. E tudo o que fazemos, seja levantar, caminhar, comer, correr ou dormir precisa de calorias. Em síntese, é o combustível que move nosso corpo.
O problema é que, se ingerimos calorias além do que nosso corpo precisa, começamos a engordar. Ou seja, o excesso de calorias é acumulado no corpo em forma de gordura.
Em contrapartida, quem deseja emagrecer precisa fazer o chamado déficit calórico, que é consumir menos calorias do que o corpo gasta diariamente.
Por isso, a frequência na atividade física é muito importante, para gerarmos um déficit calórico que irá ajudar no emagrecimento.
Calorias vazias
As calorias vazias são aquelas que fornecem energia, mas muito pouco valor nutricional. As partes dos alimentos que fornecem calorias vazias não contêm praticamente nenhuma fibra dietética, aminoácidos, antioxidantes, minerais dietéticos ou vitaminas.
As calorias vazias vêm principalmente de gorduras sólidas e açúcares adicionados.
Gorduras trans e hidrogenadas
Embora existam naturalmente em muitos alimentos, muitas vezes são adicionadas durante o processamento industrial de alimentos, bem como durante o preparo de certos alimentos. A margarina é um exemplo de gordura trans e hidrogenada.
Açúcares adicionados
São adoçantes adicionados a alimentos e bebidas durante o processamento industrial. Eles estão cheios de calorias. Os tipos mais comuns de açúcares adicionados são sacarose e xarope de milho rico em frutose.
Diz-se que os açúcares adicionados e as gorduras sólidas tornam os alimentos e bebidas mais agradáveis. No entanto, eles também adicionam muitas calorias e são os principais contribuintes para a obesidade.
O álcool também pode contribuir com calorias vazias para a dieta. Uma porção normal de cerveja pode adicionar 153 kcal à ingestão diária de uma pessoa.
Fique atento ao seu metabolismo basal
Aqui na Clínica WA, nós temos um exame chamado de calorimetria indireta, que é considerado padrão ouro para análise de metabolismo basal.
Através da diferença entre a quantidade de oxigênio no ar inspirado e gás carbônico expirado, o aparelho faz a medição calculando de forma precisa o quanto o organismo gasta de calorias em repouso.
Justamente por isso, além da qualidade dos alimentos da dieta, a quantidade calórica calculada é de extrema importância a depender do objetivo de cada indivíduo.
É aí que entra a importância de uma estratégia nutricional sob medida. Afinal, as necessidades calóricas de uma pessoa são diferentes de outras, e variam de acordo com diversos pontos.
Esperamos que você tenha compreendido que são calorias e qual a importância de uma estratégia de emagrecimento. E para mais dicas e informações, siga a Clínica WA no Youtuebe.
Confira também: Saiba sobre o exame de calorimetria
