A obesidade pode acontecer por vários motivos, incluindo dieta, estilo de vida sedentário, fatores genéticos, uma condição de saúde ou o uso de certos medicamentos.
Mas o tratamento nem sempre é fácil, e requer uma abordagem multidisciplinar que visa avaliar cada paciente de forma única, procurando compreender as causas e motivações que levaram à obesidade.
É por isso que aqui na Clínica WA contamos com uma equipe altamente qualificada e formada por profissionais de diversas áreas. Cada um avalia o paciente e, ao final, elaboramos um planejamento estratégico para o melhor resultado.
No artigo abaixo abordamos como tratar a obesidade, e também suas principais causas. Siga a leitura e confira!
O tratamento para a obesidade
O primeiro passo no tratamento da obesidade é gerenciar suas expectativas. A transição para um estilo de vida mais saudável requer tempo, esforço e comprometimento.
Você pode não ver os resultados imediatamente. Você também provavelmente passará por períodos em que não perderá peso, mesmo que esteja fazendo tudo certo.
Perder peso tem a ver com ficar saudável, não com o número na balança. Dessa forma, evite colocar pressão em si mesmo para definir e, em seguida, tentar alcançar expectativas irracionais. Defina suas metas com base no que você se sente mais confortável.
Você provavelmente experimentará alguns contratempos em sua jornada de perda de peso. E isso é normal e faz parte do processo.
A chave é seguir o plano determinado pela equipe multidisciplinar e continuar sua jornada de perda de peso. As mudanças de estilo de vida não acontecem da noite para o dia. Leva tempo.
Não há tratamento único
Nenhum tratamento único para a obesidade funciona para todos, mas perder peso e mantê-lo basicamente se resume a dois componentes principais: uma dieta com redução de calorias e uma rotina de condicionamento físico.
Aliás, a pesquisa mostrou que a abordagem de longo prazo mais bem-sucedida para controlar a obesidade é um plano de tratamento multifacetado.
Isso pode incluir trabalhar com mais de um profissional de saúde de diferentes especialidades, a chamada equipe multidisciplinar.
Um programa completo de perda de peso deve ser conduzido e supervisionado por uma equipe de especialistas médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e outros.
Um programa de emagrecimento normalmente tem uma fase inicial de perda de peso seguida por uma fase de manutenção para apoiar o emagrecimento a longo prazo.
A primeira fase geralmente dura pelo menos seis meses. Após a perda de peso inicial, a fase de manutenção é implementada por mais 12 meses ou mais.
Leia também::: Qual a relação das bactérias do intestino com o nosso peso?
O papel da alimentação
Não existe um plano de dieta que seja eficaz para todos que estão tentando perder peso e melhorar sua saúde.
As necessidades e preferências alimentares de todos são diferentes, portanto, o componente nutricional de um plano de tratamento da obesidade será altamente individual.
No entanto, a principal recomendação para a maioria dos planos de tratamento da obesidade é reduzir a ingestão de alimentos para diminuir a quantidade de calorias consumidas por dia.
De acordo com um estudo de 2017 publicado no Contemporary Clinical Trials, quantas calorias uma pessoa ingere por dia pode ter mais influência na perda de peso do que o tipo de dieta que segue.
O estudo incluiu dois grupos: um com uma dieta com baixo teor de gordura e outro com uma dieta com baixo teor de carboidratos.
Ambos os grupos restringiram sua ingestão em 500 calorias por dia. Mesmo que eles estivessem focados em reduzir diferentes tipos de alimentos, ambos os grupos perderam exatamente a mesma quantidade de peso.
No entanto, o número exato de calorias que um indivíduo precisa comer por dia será determinado por um profissional de saúde que levou em consideração sua saúde geral, nível de atividade e metabolismo.
Não existe uma dieta definitiva que tenha sido considerada a melhor dieta para o tratamento da obesidade. Desconfie de qualquer dieta que afirme ser uma solução rápida ou fácil.
Emagrecer – e mantê-lo – leva tempo. “Dietas radicais”, dietas da moda e outros planos alimentares extremos podem levar à rápida perda de peso a curto prazo.
No entanto, eles não são sustentáveis, eficazes ou seguros para uso como plano de tratamento a longo prazo.
Leia também::: O que são calorias?
Atividade física
Uma rotina regular de exercícios é uma parte essencial do tratamento da obesidade, mas a perda de peso e um corpo mais forte não são os únicos benefícios.
Pessoas com obesidade devem seguir as recomendações de seu médico para a quantidade de exercício que devem fazer a cada semana.
O objetivo para a maioria das pessoas será fazer o máximo de atividade física que puderem tolerar. No entanto, fatores específicos determinarão quanto e que tipo de exercício será recomendado.
Inicialmente, uma rotina simples, como caminhar diariamente, pode ser suficiente. A regra geral é pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.
Algumas pessoas preferem exercícios aeróbicos, como fazer uma caminhada rápida todos os dias, enquanto outras gostam de levantar pesos.
Você pode até combinar ambos para um treino de corpo inteiro. Se você escolher um exercício que goste e possa cumprir, é mais provável que apoie suas metas de perda de peso a longo prazo.
Seus comportamentos
Por fim, o componente comportamental de cada pessoa também tem um papel fundamental no processo de emagrecimento.
Para muitas pessoas com obesidade, perder peso não é tão simples quanto seguir uma dieta saudável e fazer exercícios regulares.
Os aspectos emocionais e comportamentais da obesidade também precisam ser abordados para que o tratamento seja bem-sucedido.
Por exemplo, há uma série de razões pelas quais as pessoas comem demais. Às vezes, uma pessoa pode nem estar ciente do que a leva a fazê-lo.
Programas de modificação comportamental podem ajudar as pessoas com obesidade a identificar estressores e outros fatores que alimentam seus hábitos alimentares. Eles também podem ajudá-los a encontrar maneiras de lidar com eles.
Leia também::: Gordura visceral e gordura subcutânea: quais as diferenças?
Trate sua obesidade
A obesidade deve ser tratada, já que ela pode levar a uma série de doenças que comprometerão diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Um plano de tratamento para a obesidade envolve várias abordagens para alcançar um peso saudável e mantê-lo.
Sua equipe multidisciplinar provavelmente sugerirá fazer mudanças no estilo de vida primeiro. Isso inclui alimentação saudável, aumento do exercício e abordagem de hábitos alimentares em excesso.
Portanto, aqui na Clínica WA temos uma equipe pronta para lhe ajudar com seu processo de emagrecimento. Para saber mais e agendar uma consulta de avaliação, clique no botão abaixo!