Você acha que saúde do intestino é apenas como ele digere sua comida de forma eficaz? Embora parte disso seja verdade, a saúde intestinal tem um impacto na saúde de todo o corpo.
Inclusive, há evidências crescentes sugerindo que um microbioma intestinal saudável é importante para nossa saúde mental, bem como um sistema imunológico eficaz.
Nosso intestino decompõe as refeições que comemos em uma forma funcional que pode entrar na corrente sanguínea e ir para onde é necessário no corpo.
Infelizmente, as coisas podem dar errado em várias etapas desse processo, como veremos no artigo abaixo! Siga a leitura e confira!
O que é saúde do intestino?
Do esôfago ao intestino, a saúde intestinal abrange a saúde de todo o sistema digestivo – as partes do nosso corpo responsáveis por quebrar nossa comida em nutrientes individuais que usamos para administrar nosso corpo.
Cada parte do intestino tem uma função específica e diferentes colônias de microorganismos fazem o trabalho de quebrar os alimentos em formatos mais digeríveis.
Inclusive, pesquisas mostram que a dieta tem um impacto direto na população dessas colônias, com dietas ricas em gordura ou açúcar incentivando bactérias que consomem esses nutrientes e dietas ricas em fibras incentivando bactérias amantes de fibras que geralmente vivem mais no intestino.
Então lembre-se, quando come, você não está apenas se alimentando: também está alimentando bilhões de bactérias intestinais, e suas escolhas alimentares afetam quais bactérias se saem bem e quais morrem.
Um intestino saudável se comunica com o cérebro através da rede neural e usando hormônios — é assim que sabemos quando estamos com fome e o que podemos comer.
O microbioma intestinal de todos é único, portanto, os alimentos que ajudam uma pessoa a prosperar podem causar irritação em outras.
As intolerâncias alimentares mais comuns são ao glúten, encontrado no trigo, e à lactose e caseína, encontrados no leite.
Algumas pessoas podem digerir esses componentes sem problemas e outras pessoas sentirão desconforto intenso e sintomas desagradáveis se consumirem esses alimentos.
Por que a saúde do intestino é importante?
O intestino é extremamente importante para a função imunológica, com a parede intestinal fornecendo uma barreira que, quando funcionando corretamente, impede que vírus, fungos e bactérias “ruins” entrem na corrente sanguínea.
Infelizmente, essa barreira às vezes se torna permeável, conhecida como intestino permeável, o que significa que pode haver rompimento do intestino.
Condições como síndrome do intestino irritável (SII), doença inflamatória intestinal (DII) e doença celíaca podem tornar as pessoas mais propensas a desenvolver permeabilidade na parede intestinal.
Isso as torna mais vulneráveis a doenças ou infecções que entram no corpo dessa maneira.
Ademais, pesquisas mostram que a saúde intestinal também tem um impacto indireto na saúde mental.
Conhecido como o segundo cérebro, há uma razão pela qual sentimos muitas emoções em nossa barriga.
As bactérias intestinais têm o poder de estimular nosso sistema nervoso, enviando mensagens ao nosso cérebro através do nervo vago.
Eles também podem liberar hormônios idênticos aos que nossos próprios sistemas liberam, tornando-os pequenos pilotos com um grande impacto em nossos corpos e na tomada de decisões.
Essa comunicação entre intestino e cérebro é conhecida como eixo intestino-cérebro. O estresse também pode afetar essas bactérias, pois muitas delas são sensíveis aos hormônios, o que pode levar a um desequilíbrio.
Mantenha uma boa saúde do intestino
Existem várias maneiras de ajudar seu intestino e promover uma boa saúde intestinal. O consumo de probióticos, bactérias digestivas vivas e leveduras que podemos tomar como suplemento, apoiam uma flora intestinal saudável, pois são projetados para alcançar o intestino vivo e aumentar as populações de bactérias boas.
Manter essas bactérias saudáveis evita o crescimento excessivo de microorganismos ruins, que podem causar problemas digestivos e também afetar sua saúde geral, como vimos acima.
Os prebióticos também podem apoiar a saúde do microbioma intestinal, pois são uma fonte de alimento para a flora intestinal, ajudando a manter as populações equilibradas.
Por isso, coma uma variedade de alimentos para apoiar uma boa saúde intestinal. Obtenha uma dieta variada, rica em alimentos vegetais.
Frutas, vegetais, grãos integrais, nozes e sementes são alimentos prebióticos que alimentam nossas bactérias benéficas e ajudam nosso microbioma a prosperar.
Por fim, esperamos que tenha compreendido a importância da saúde do intestino e, para mais dicas e muita informação, siga também a Clínica WA no Youtube!
Leia sobre: como manter o intestino saudável