You are currently viewing Veganos possuem alguma vantagem, se tratando de longevidade?

Veganos possuem alguma vantagem, se tratando de longevidade?

O veganismo é uma filosofia de vida que propõe uma alimentação baseada apenas em alimentos de origem vegetal. Visto que os seus adeptos buscam um estilo de vida que não agrida animais e que diminua o seu impacto na natureza. 

E com o crescimento dos adeptos desse estilo de vida, muitas pessoas começaram a levantar a questão de que uma alimentação exclusivamente baseada em frutas e verduras seria a chave para a longevidade. 

Porém, existe uma série de fatores que devemos avaliar, até porque nem toda dieta vegana é igual. Continue lendo este artigo para entender mais sobre a relação entre longevidade e veganismo. 

O que é o veganismo?

Segundo a Associação Brasileira de Veganismo, essa filosofia procura equilibrar as relações entre humanos, animais e meio ambiente através da alimentação e estilo de vida. 

A ideia é, basicamente, excluir toda a forma de exploração animal possível. Ou seja, a alimentação não deve conter derivados de animais como carne, laticínios e até mesmo mel. E além disso, o veganismo prega o não consumo de produtos testados em animais e o uso de roupas de couro ou pele.

Qual a relação entre veganismo e longevidade?

Antes de partirmos para o tópico em si, gostaria de esclarecer algumas coisas que rodeiam este assunto. 

Apenas o fato de excluir alimentos derivados de animais não garante longevidade nem promove uma melhor qualidade de vida. Isso porque, é possível que um indivíduo passe a substituir essa classe de alimentos por ultraprocessados veganos, como as “carnes” enlatadas ou proteínas de soja texturizada,  por exemplo. 

Porém, quando existe um planejamento alimentar por trás dessa escolha podemos ter diversos benefícios. Inclusive, a maior parte das pessoas que passa a adotar esta filosofia de vida tem maiores chances de desenvolver melhores cuidados com a saúde. 

Dito isso, podemos relacionar a dieta vegana à longevidade quando consideramos uma alimentação baseada em alimentos naturais rica em frutas, verduras, legumes, oleaginosas e grãos integrais.  

Nesse sentido, a exclusão do consumo de gordura animal, por exemplo, pode diminuir o colesterol ruim e as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas. 

Leia também::: Os Malefícios dos ultraprocessados

Afinal, os veganos possuem vantagens acerca da longevidade?

Assim como qualquer outra dieta, o segredo está nas escolhas alimentares. Logo, uma alimentação vegana balanceada e com acompanhamento nutricional pode ser vantajosa na busca pela longevidade saudável. 

Porém, outras dietas que tenham proteínas animais também apresentam benefícios para esse mesmo objetivo. Desde que ricas em nutrientes e pobres em alimentos processados, gorduras ruins e açúcares. 

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conhecer o nosso canal no youtube. Lá a nossa equipe compartilha semanalmente conteúdos relacionados à alimentação, emagrecimento e longevidade saudável. O link para você acessar está logo abaixo:

CONHEÇA O NOSSO CANAL